Aprenda a tirar o máximo do Google
Você é daqueles usuários que costumam fazer perguntas inteiras no Google em busca de alguma resposta ?
Está habituado a encontrar apenas Wikipedia ou o Yahoo Respostas nas primeiras linhas e já se considera satisfeito ?
Quem sabe alguns conteúdos que pareciam invisíveis se revelem para você ?
USE PALAVRAS CHAVE
Não é necessário usar preposições, artigos ou outros termos mais comuns. Foco nas palavras importantes. E é bom saber que a ordem delas também interfere nos resultados. Exemplo: diferença entre front-end e back-end.
EXCLUA UMA PALAVRA ESPECÍFICA
Use o sinal de menos(-) para remover algum termo indesejado de sua busca(sem espaços). Exemplo: O que é preciso para ter um site -bom.
PROCURE POR SINÔNIMOS
Deseja ampliar seu raio de atuação ? Inclua o til(~) antes de uma palavra: o Google também vai procurar por termos parecidos(sem esppaços). Exemplo: ~Marketing Digital.
FERRAMENTA DE PESQUISA
Já explorou o botão “Ferramentas de pesquisa”, um pouco acima dos resultados ? Dá para filtrar por data, idioma, entre outras possibilidades.
INVESTIGUE SITES ESPECÍFICOS
É possível concentrar os resultados de uma busca em um único domínio! Use o operador site: (isso mesmo, sem espaços). Exemplo: Lojas Virtuais site:www.interligadoweb.com.br.
ASTERISCO É CORINGA
Não sabe ao certo o nome, mas conhece outras informações? Experimente usar o asterisco(*). Exemplo: “*autor do livro Agências Digitais”.
PROCURE POR DOCUMENTOS
O operador filetype: permite concentrar suas buscas em tipos específicos de arquivo, como PPT, DOC ou PDF. Exemplo: redes sociais para empresas filetype:pdf.
EXPERIMENTE ALGUMAS PERGUNTAS
Tem coisas que o Google faz de um jeito muito inteligente. Tente fazer uma conta – como (2+3)*5 – ou procurar um conceito – define:Internet – e por fim algumas conversões – 1 milha em quilômetros, 1 dólar em reais.
ASPAS EM FRASES ESPECÍFICAS
Quer encontrar uma frase exatamente como ela deve estar publicada em uma página? Use entre aspas. Nesse caso, vale usar artigos ou preposições. Exemplo: “a Internet Invisível”.